fbpx

Sementes garantem produtividade na colheita se plantadas corretamente; fique atento a 5 pontos fundamentais

11 março 2021 Posted by: Trivela Notícias

Plantação, desenvolvimento e colheita. Essas são três etapas fundamentais para o produtor do campo na hora de escolher sementes. No fim, o objetivo é sempre o mesmo: garantir o crescimento dos grãos para que eles possam se tornar alimento. Alguns são vendidos, enquanto outros chegam à mesa das famílias.

Há uma série de fatores que pode interferir nas boas práticas ao longo do cultivo. Se não houver um manejo correto ou então cuidados necessários, as plantas não conseguem se desenvolver de maneira adequada. Quem perde com isso é o trabalhador, que vai sentir o problema no bolso, pois teve gastos desnecessários.

Desse modo, cuidados são fundamentais a fim de garantir o desenvolvimento correto das sementes. Isso vale para qualquer tipo que foi cultivada, como arroz, feijão, soja, milho ou sorgo. Alguns pontos merecem atenção durante o processo.

5 pontos para ficar atento ao cultivar sementes

  • Localização
    Esse é um dos principais aspectos que o trabalhador precisa atento na hora de plantar as sementes. Conheça muito bem a localização do seu cultivo, pois ele tem interferência direta no cultivo e, consequentemente, também no desenvolvimento. Procure estudar muito as condições climáticas e do solo antes de iniciar a cultura.

    Imagine deixar tudo preparado para iniciar, porém o lugar sofre com os altos índices de chuva. Ou então o estresse hídrico é muito grande e a terra não é tão fértil quanto o necessário. Isso tudo interfere significativamente na maneira como seu grão vai crescer durante o período. Análise e planejamento a respeito do tema resolvem o problema e evitam outras dores de cabeça.
  • Intempéries
    Ficar atento às intempéries é outro ponto importante e que merece uma observação de destaque. Elas estão diretamente ligadas à localização em que a plantação vai ser cultivada, pois isso interfere no crescimento.

    Conforme o local, é possível que as sementes sofram com diferentes condições climáticas, como chuvas ou secas, e até mesmo a alta incidência de pragas que podem acabar com a produtividade da colheita – algumas reduzem em até 80%. Ao indício de qualquer problema, é fundamental resolvê-lo para que não afete ainda mais tudo que foi cultivado até aquele momento.
  • Qualidade
    Não adianta nada você querer dar o pontapé inicial em seu cultivo se os grãos escolhidos não forem de qualidade. As sementes Di Solo, por exemplo, são referência na área. Elas são desenvolvidas a partir de tecnologias e investimentos em ciência com o intuito de atingir uma alta performance e, assim, contribuir também com o desenvolvimento da agricultura nacional.

    Apostar em híbridos também é excelente alternativa. Eles são produzidos a partir do cruzamento entre plantas puras. Com isso, a primeira geração se destaca pelo vigor e produtividade conferidos ao trabalhador do campo que tem a capacidade de colher os resultados e conquistas ao prazo certo.
  • Profundidade
    Pode até mesmo parecer um aspecto sem tanto interesse e simples de ser resolvido. Entretanto, fato é que a profundidade a qual as sementes são enterradas pode interferir diretamente se elas vão conseguir atingir o ápice do seu desenvolvimento ou não.

    Em casos onde elas são colocadas muito abaixo da superfície, não apresentam força suficiente para empurrar a terra. Portanto, deixar espaços para que possam se desenvolver torna-se fundamental. O máximo recomendado é a 0,5 cm da superfície, mais que isso terá interferência direta.
  • Espaçamento no solo
    Assim como a profundidade é um ponto de observação importante, o espaçamento entre as sementes também merece muita atenção. A distância entre os grãos interfere diretamente no modo de crescimento e desenvolvimento. Se estiverem próximos, um atrapalha o do outro.

Tecnologia é aliada da agricultura

Atualmente, a tecnologia se tornou parte de nossas vidas. Ela está presente na maior parte das atividades do dia a dia. No campo não é diferente. Os avanços da ciência nos últimos anos provocaram intensas modificações na maneira de plantar. Não à toa, ficou como uma verdadeira aliada durante esse processo.

Ferramentas tecnológicas incorporadas ao campo, por exemplo, têm a capacidade de auxiliar o produtor na identificação dos cinco pontos citados anteriormente. Assim, a chance de assertividade na forma de plantar é muito maior, o que garante o desenvolvimento da cultura e evita problemas ao trabalhador.

Sementes Di Solo estão voltadas diretamente para satisfazer as necessidades dos pequenos e médios produtores a um preço acessível. Por isso, eficiência e inovação são dois pilares inegociáveis ao longo da história a fim de garantir produtividade, qualidade e sanidade na hora de cultivar.

Open chat