A importância das sementes Di Solo para a agricultura familiar
Agricultores familiares recebem sementes através de parcerias com a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola) junto com a Di Solo (distribuidora de sementes certificadas). Dessa forma, a agricultura familiar recebe apoio nesse momento tão difícil, já que mais de 40 toneladas de sementes foram distribuídas em diversos municípios do Sergipe como milho, feijão, sorgo e hortaliças.
Mesmo com a pandemia, pequenos agricultores estão conseguindo se inovar, buscando alternativas para manter as vendas em meio à crise, como comercialização por meios digitais, entregas a domicílio, feiras drive-thru e o uso das redes sociais, que devem ser mantidas mesmo após a pandemia, aproximando o produtor rural do consumidor. Além disso, os pequenos produtores têm participação de R$ 131,7 bilhões no VBP (Valor Bruto da Produção) brasileiro, segundo o IBGE, trazendo mais de 10 milhões de empregos para o país, destacando sua importância no cenário econômico.
Qual a importância das sementes de milho?
O milho é umas das maiores culturas para a agronomia brasileira, tanto em quantidade quanto em valor para a produção. O milho tem papel estratégico para o fornecimento de alimentos para diversas culturas animais, sendo importante para a economia alimentícia humana e animal. O grão também é recomendado para a sucessão e rotação de culturas para promover a nitrogenação do solo, sendo uma das culturas que mais evoluiu no Brasil, favorecendo assim os agricultores familiares, pois oferece produtividade sem a necessidade de grandes espaços para plantio.
Qual a importância das sementes de sorgo?
O sorgo, assim como o milho, é um cereal essencial para a alimentação animal mundial. No Brasil, o sorgo é utilizado principalmente na elaboração de ração e fornecimento como forrageiras, o que não impede que o sorgo seja importante para a agricultura familiar. O sorgo tem vários usos além desses mencionados, por exemplo, na agricultura familiar, os produtores podem aumentar a renda com o cultivo do sorgo através da, selagem, confecção de melado e alimentação humana, além de ser de mais fácil cultivo em comparação ao milho devido a sua tolerância ao estresse hídrico e boa adaptação às diferentes regiões brasileiras. As sementes de sorgo permitem a diversificação de cultivo, podendo ser usadas também na produção de etanol, que serve como fonte de energia a um menor custo.
Qual a importância das sementes de feijão?
Um dos principais alimentos na mesa dos brasileiros, o feijão está entre os mais antigos do mundo. O Brasil é o terceiro maior produtor da semente, sendo cultivado por pequenos e grandes produtores, sendo extremamente importante para a economia do país. Há mais de cinco mil tipos de feijão, para diferentes etnias e culturas, e mais de 70% da produção vem da agricultura familiar, sendo importante para o cultivo dessa importante cultura.
Conheça nossas sementes de milho, feijão e sorgo da Di Solo sementes falando conosco!